G-JTPC47X68S

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Proclamação da República: o que é esse feriado e o que ele significa?

Repórter Pedro Luccas | Redação Terra Nativa FM


O Brasil celebra nesta terça-feira (15) o feriado de Proclamação da República. Há 133 anos, militares do exército retiraram Dom Pedro II do trono, marcando o fim da monarquia no país.

No centro do Rio de Janeiro, o marechal Deodoro da Fonseca se juntou a tropas de rebelados e depôs o gabinete do imperador. No dia seguinte, Dom Pedro II partiu com a família em exílio para a Europa.

Desde 1949, 15 de Novembro é feriado nacional
, regulamentado pela Lei Federal 662, do presidente Eurico Gaspar Dutra. Para entender como funcionou o Movimento Republicano e sua importância até a atualidade, o g1 conversou com dois professores de história. De acordo com o professor de história e atualidades, José Paulo Costa, com o fim da Guerra do Paraguai, em 1870, o Movimento Republicano ganhou força, principalmente por conta da criação do Manifesto Republicano e do Partido Republicano Paulista (PRP).

Com a Proclamação da República, marechal Deodoro da Fonseca assumiu como primeiro presidente do Brasil. O país se tornou um Estado laico e o presidencialismo tornou-se o sistema de governo.

A organização da república tomou forma quando foi promulgada uma nova Constituição no ano de 1889. Cláudia Viscardi diz que, mesmo com as constantes ameaças à República e à democracia, a proclamação trouxe mais participação popular e garantiu uma política de massas.

Fonte: G1

Deixe seu comentário:

PEÇA SUA MUSICA!

Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Clique aqui e faça o seu Pedido de Música